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Ainda pouco difundida no Brasil, a Logística oferece recursos importantes para ajudar a empresa a enfrentar a recessão. A redução de estoques, a diminuição do “lead time”, otimização de embalagens, da qualidade do produto e da distribuição são algumas das vantagens dessa atividade.

Produção, logística e marketing. Esse é o triângulo de sustentação que todas
as indústrias da Zona Franca de Manaus deveriam se utilizar para minimizarem as perdas relativas ao novo plano econômico imposto pelo Governo Federal: a política de liberação das importações tão temida e rechaçada pelo nosso empresário. Uma das saídas é a logística integrada que oferece uma série de vantagens na sua aplicação, principalmente dentro do atual contexto econômico, no qual as empresas batalham pela competitividade, agora mais do que nunca o sustentáculo principal para sobrevivência da ZFM que concorre frontalmente com produtos  importados do exterior diretamente para o Sul e Sudeste do País.

A logística é uma atividade voltada para o planejamento, implementação e
controle do fluxo de informações e de materiais, incluindo todo o processo
desde a compra da matéria-prima até o produto final. Para o diretor geral da Vantine & Associados (atual Vantine Consulting, empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management), José Geraldo Vantine, a sua utilização traz benefício na redução de estoques e compra inadequada de insumos básicos.


Vantine afirma que o plano básico de vendas atenderá as necessidades do
mercado, evitando que determinados bens seja produzidos e fiquem encalhados. O desafio das grandes empresas do Distrito Industrial está associado à diminuição do lead time (tempo decorrente entre a emissão do pedido e a entrega de mercadorias). Enquanto nos países desenvolvidos o lead time oscila entre três e quadro dias, no Brasil ela atinge 30 a 60 dias. Sem dúvida, uma pedra no sapato das indústrias que vivem na era da produtividade.

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Jornal do Commercio – 16/04/1991