20/01/2010 – O DESAFIO DE GLOBALIZAR A AMAZÔNIA / APLICAÇÃO DA LOGÍSTICA NA ARMAZENAGEM
VIVENDO A LOGÍSTICA
O DESAFIO DE GLOBALIZAR A AMAZÔNIA
Numa excelente matéria redigida pelo nosso amigo e excelente jornalista, André Sales, foi publicada na revista TECNOLOGÍSTICA (edição de abril/2004), a matéria com o título acima.
Vale a pena você ler com atenção, e sugiro ainda, atualizar-se com as informações, pois o Pólo Industrial de Manaus no ano passado (2009), movimentou mercadorias e produtos acabados na ordem de U$ 55 bilhões.
E os desafios continuam.
PONTO DE VISTA
APLICAÇÃO DA LOGÍSTICA NA ARMAZENAGEM
As atividades de retaguarda são fundamentais para que o representante possa desempenhar com tranqüilidade seu trabalho junto aos clientes. A compra com garantia de entrega assegura ao cliente que o desenvolvimento do seu negócio não será prejudicado pela falta de mercadoria.
Preocupados com o contínuo aprimoramento da qualidade no atendimento, é necessário implementar a automação completa nos depósitos, modernizando os controles de entrada e saída de mercadorias através da utilização de ferramentas da mais avançada tecnologia tais como rádio freqüência, coletores de dados, etc.
Novas tecnologias de tratamentos logísticos também devem ser implementadas visando assegurar controles eficientes no manuseio de mercadorias, consolidação e expedição de cargas, administração dos retornos e recebimentos de mercadorias provenientes dos fornecedores.
A principal preocupação é fazer com que a estrutura se torne funcional, estudando os fluxos dos clientes e avaliando a melhor maneira de organizar as cargas, a fim de otimizar o espaço e a rotação dos produtos.
Um exemplo é o centro de distribuição integrado, os produtos acabados armazenados e retirados automaticamente, de acordo com os pedidos registrados no sistema, para a posterior distribuição no mercado nacional e internacional. Em um estrutura de armazenagem, a identificação das caixas ocorre já na saída da produção, onde, através de cintas transportadoras ou empilhadeiras, as caixas e outros paletes prontos chegam à área de paletização. Na saída da produção, os paletes e caixas são identificados como estoque em trânsito, até que sejam definitivamente passados para o estoque. Isso gera uma economia e agilidade indispensáveis para as grandes demandas sazonais, e sua automação também permite a expedição dentro do sistema Fifo (First in, First out), garantindo uma maior integridade dos produtos até o consumidor final.
Na definição de sistema de armazenagem onde a perfeita disposição das partes de um todo, coordenadas entre si, e que devem funcionar como estrutura organizada é que para caracterizarmos um sistema é necessário uma perfeita integração entre estruturas metálicas, equipamentos de movimentação, prédio/armazém, produtos a serem estocados, etc. Tudo isso para satisfazer as necessidades de cada cliente.
Um sistema de armazenagem é fundamental para promover a organização interna dos depósitos, controle de entrada e saída de mercadorias e um maior cuidado e segurança com os produtos. A facilidade no manuseio do recebimento e expedição resulta em um maior controle de permanência de estoques, mas a principal vantagem na utilização dos sistemas é realmente o ganho de tempo obtido com o processo.
Soluções de Armazenagem encontradas:
Executivos | Desenvolvedores |
» Liberdade das limitações de dispositivos de armazenagem proprietários; » Melhores serviços através de um gerenciamento de dados mais eficiente; » Proteção de dados e soluções de continuidade de negócios superiores; » Economia de custos através da automação e centralização do gerenciamento da armazenagem; » Maior disponibilidade de níveis de serviço devido a melhores práticas de gerenciamento e capacidades de autodiagnóstico; » Custos de gerenciamento reduzidos com maior controle de gerenciamento; » Tranqüilidade proporcionada por capacidades de suporte abrangentes; » Uma solução completa e global de um conhecido líder do setor de armazenagem;
| » Criação simples de aplicativos de armazenagem que podem ser implementados em ambientes distribuídos e variados; » Capacidade de concentrar esforços na criação de novos serviços de grande valor em vez de portar interfaces de gerenciamento para várias plataformas; » A criação de serviços de gerenciamento de base, como eventos, registro, pesquisa, agendamento, segurança e transações, torna-se desnecessária — todos são fornecidos; » Implementação rápida de soluções com atualizações não-invasivas;
|
Planejamento | Usuários finais |
» Economia de tempo através da automação de tarefas administrativas rotineiras e gerenciamento baseado em diretrizes; » Redução do custo e da complexidade da supervisão de um ambiente extremamente distribuído; » Maior controle de gerenciamento » Maior interoperabilidade através de componentes e interfaces independentes de plataforma; » Fácil instalação, configuração e implementação de recursos de armazenagem e capacidades de gerenciamento;
| » Acesso mais fácil e confiável a informações; » Tempo de funcionamento de níveis de serviço superior; » Mais opções para acessar dados necessários » Tranqüilidade proporcionada por melhor proteção de dados;
|
Fonte: Conab
Daniel Vantine
VANTINE SOLUTIONS