SUPERMERCADOS COMO VEÍCULOS DE DISTRIBUIÇÃO DE PAPEL NO BRASIL
JG Vantine, Presidente da Vantine Consulting, Empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain, faz Palestra na ANAVE – Associação Nacional dos Profissionais de Venda em Celulose, Papel e Derivados em 23 de Agosto de 2000.
LOGÍSTICA É O PROCESSO DE GESTÃO DO FLUXO DE INFORMAÇÕES E MATERIAIS EM TODA CADEIA DE ABASTECIMENTO, VISANDO ATENDER OS REQUERIMENTOS DOS CLIENTES.
OS NOVOS PARADIGMAS DESAFIOS PERMANENTES
“AS EMPRESAS NÃO POSSUEM SOMENTE UM TIPO DE ORGANIZAÇÃO” (Henri Fayol – 1900)
“EXISTEM 2 E APENAS 2 FORMAS DE GERENCIAR PESSOAS: A PRIMEIRA QUE ASSUME QUE AS PESSOAS NÃO QUEREM REALMENTE TRABALHAR, POR ISSO SÃO FORÇADAS E CONTROLADAS. A SEGUNDA ASSUME QUE ELASQUEREM REALMENTE TRABALHAR E APENAS REQUEREM MOTIVAÇÃO” (Douglas Mc Gregor’s -1960 – The Human Side of Enterprise)
“DIFERENTES PESSOAS REQUEREM DIFERENTES FORMAS DEGERENCIAMENTO” ( Abraham Maslow – 1962 – Hierarquia das Necessidades Humanas)
“OS PILARES DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO – JIT,CRIAM SINERGIA ENTRE O TALENTO INDIVIDUAL E O ESPÍRITO DE EQUIPE” (Taiichi Ohno – 1988)
“O GRANDE PROBLEMA EMPRESARIAL É QUE ESTAMOS CAMINHANDO PARA O SÉCULO 21, COM EMPRESAS PROJETADAS NO SÉCULO 19 PARA FUNCIONAREM BEMNO SÉCULO 20” (Michael Hammer – 1994)
O QUE É LOGÍSTICA “…É PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO QUE PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA DE FORMA EFICAZ E EFICIENTE O FLUXO EARMAZENAMENTO DE BENS, SERVIÇOS E INFORMAÇÃO RELACIONADA, DESDE O PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO DE MODO A ATENDER AOS REQUISITOS DOS CLIENTES”. (Council of Logistics Management, 1998)
EVOLUÇÃO ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA
ANOS 70 – “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio. A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia.
ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” – Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções logísticas. O foco foi a integração funcional.
ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição. Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema dedistribuição. É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT – PREMISSAS
1. REDUÇÃO DE ESPAÇO E MINIMIZAÇÃO DE ESTOQUES
2. INTEGRAÇÃO COM FORNECEDORES (Parcerias / Alianças)
3. AUSÊNCIA DE “STOCKOUTS” EM TODO SISTEMA
4. ELEVADO NÍVEL DE SERVIÇO AO CLIENTE
5. BAIXO INVENTÁRIO ATRAVÉS DOS CANAIS
6. CO-OPERAÇÃO COM OS CLIENTES
7. IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS DE PERFORMANCE
8. APLICAÇÃO DO EDI
9. UTILIZAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO
10. ABSOLUTO ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS NO PROCESSO
PARA REFLETIR – “NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TEM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO. OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃO PREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS !”