03/01/2008 – TRANSPORTE NO PROCESSO LOGÍSTICO / ANO NOVO COM VELHOS PROBLEMAS
VIVENDO A LOGÍSTICA
TRANSPORTE NO PROCESSO LOGÍSTICO
Sempre é bom rever a história para que haja um bom entendimento sobre fatos do presente. Veja que em Outubro de 1995 realizamos o SIMPÓSIO LOGISTRANS com o tema “O Transporte no Processo Logístico” e nele debatemos principalmente o transporte como “meio” e não como “fim”, ou seja, tratando-o como o principal elemento da operação Logística.
Naquela oportunidade já dizíamos “de uma forma geral, o transporte de carga no Brasil está envolvido em alguns paradigmas e certamente devem ser destruídos ou transformados”, e um dos itens que mais abordamos, isto há 12 anos, foi a falta de investimentos na expansão e manutenção da malha rodoviária do Brasil, sendo outro tema também o que se refere ao complexo tema de Distribuição Urbana.
Nem parece que esse texto e este Simpósio são datados de outubro de 1995, pois são temas decorrentes e que continuam a trazer custos adicionais e ineficiências à Logística. E para registro histórico linkamos abaixo o folder do evento.
J.G.
Vantine.
PONTO DE VISTA
ANO NOVO COM VELHOS PROBLEMAS
Ainda no linear de 2007 vimos e ouvimos no discurso do Presidente da República o tradicional balanço de final de ano que “O PAC vai começar em Fevereiro de 2008 e vamos investir mais R$60 bilhões”. Ora até quando o Brasil vai conviver com este festival de promessas eleitoreiras! Já do lançamento do PAC expusemos nossa opinião no editorial nº 148 e comentamos sobre esse conjunto de obras mais recentemente no editorial nº 181 em que afirmei parafraseando o slogan da Jovem Pan “Brasil o país dos impostos… e dos projetos”.
Promessas, projetos, palavras dignas de um bom orador popular é o que mais encontramos. E agora temos mais essa do PAC dar inicio em Fevereiro de 2008.
Já estamos em 2008. De fato soprado pelo forte de vento em poupa da economia mundial o resultado do Brasil em 2007 foi excepcional e inesperado que se de um lado é ótimo, pois gera emprego e renda, de outro lado adiciona preocupação para nós da Logística, porque estradas e portos continuam cada vez pior. Não entendemos porque, talvez em alguns casos possa existir problema ambiental, mas se puder encontrar uma razão eu digo: O GOVERNO DO PT SE ALICERÇA EM POLÍTICA SOCIALISTA COM INTENÇÕES CLARAMENTE TOTALITÁRIA, MANTENDO UM DISCURSO DE PALANQUE PERMANENTE E COM TOTAL AUSÊNCIA DE CAPACIDADE DE GESTÃO.
Quando o presidente do nosso país em seus discursos afirma ser defensor do povo, eu pergunto, e quem não o é? E se ele fosse a favor do país, investindo na infra-estrutura de Logística, reduzindo os impostos, facilitando o acesso aos empréstimos às empresas brasileiras, não estaria ajudando o povo através da geração de muitos novos empregos?
J.G.Vantine