VIVENDO A LOGÍSTICA
Há uma frase que tenho usado sempre: não existe futuro sem passado. Qualquer profissional não consegue construir o futuro sem conhece o que foi realizado no passado – e também é assim com quem trabalha no setor de logística.
O meu foco, quando idealizei contar a evolução da logística, está voltado para o profissional que está nascendo para a carreia de logística, que tem todo um futuro pela frente, mas que, para crescer como ser humano e profissional, precisa, necessariamente, conhecer as experiências passadas, que fazem da logística, o que ela é hoje.
É bem verdade que não existe como fazer transfusão de experiencia. Não adianta querer ensinar a prática da logística apenas contanto experiencias, vivencias, memorias. Mas conhecer esse histórico é fundamental para quem vai começar uma trajetória profissional no setor de logística. Por isso, a formatação de um livro como este tem como público-alvo preferencial os estudantes do último ano de faculdade, os profissionais formados a dois ou três anos, para que eles possam ver essa evolução, a razão pelas quais as coisas acontecem. Acredito que, para esses jovens profissionais, é importante buscar informações fundamentais do setor, e eu me coloco à disposição como uma das fontes da história da logística no País nos últimos 35 anos.
Para você entender a razão de uma evolução ou de uma inovação em logística, precisa entender e conhecer o que aconteceu e porque aconteceu antes. É mais ou menos como dirigir um automóvel: você tem que ter o olhar na frente, para saber o que fazer, mas também tem de ter a visão do retrovisor, saber o que está atrás, ou seja, quais são os vetores de transformação sob a ótica Política, Social, Tecnológica e Gerencial, porque nesses campos estão os “drives” de mudança.
Por mais paradoxal que seja nunca um jovem acadêmico teve à sua disposição tanta informação como tem na internet, mas nunca teve tão pouco conhecido.
Se a logística é cada vez mais difundida o Brasil, esse fato se deve a uma luta permanente que tenho tido, desde 1972, para difundir conceitos e as melhores práticas do setor. Contar a evolução da logística é um legado que ofertamos para as futuras gerações, para que se construa um futuro mais consistente e promissor, seja do ponto de vista pessoal, seja do ponto de vista coletivo.
Essa razão de ser do meu livro VIVENDO A LOGISTICA! E porque escolhi a Logisvale 2008, maior evento de Logística do Vale do Paraíba? Porque ele acontece em São Jose dos Campos onde moro e onde dei meus primeiros passos na Logística no final de 1972 na General Motors do Brasil, e dali me tornei um protagonista da história da Logística do Brasil nesses 35 anos de carreira.
J.G. VANTINE, Diretor Geral da Vantine Consulting, empresa de consultoria na areá de Logística e Supply Chain Management.
Revista CargosNews- Ano IX- Nº 93- Abril 2008