O Desafio de Globalizar a Amazônia
Região precária em rodovias e ferrovias, o Norte aperfeiçoa o transporte aquático e aéreo para cargas domésticas e internacionais, mas ainda precisa superar burocracia e falta de articulação.
Vantagem Competitiva
Um dos idealizadores do Eizof e de outros projetos que tem como objetivo aumentar a competitividade da indústria local, o consultor paulista José Geraldo Vantine – que há 12 anos vem prestando serviços para a Suframa e empresas da região explica que o entreposto funciona como uma central de distribuição para o mercado nacional e, também, armazém alfandegado. Por isso, está instalado na mesma área da Eadi Aurora, a única do poli, com 9 mil m² de armazém, 23 mil m² de pátio e tráfego e regime de despacho aduaneiro expresso (Linha Azul). “O fabricante mantém sua matéria-prima ou componente no Eizof com suspensão de impostos, como se estivesse no País de origem. Isso permite um planejamento da retirada em função da demanda nacional, o que significa equalizar o fluxo de caixa”, diz Vantine.
Zona Franca no Sudeste
O principal fruto das vantagens criadas pelo Eizof foi a criação , pela Suframa, com a consultoria de Vantine, do Entreposto das Indústrias da Zona Franca de Manaus em Resende, no Estado do Rio de Janeiro. A ideia surgiu da necessidade das indústrias do polo amazonense de manter estoques mais próximos dos maiores centros consumidores do País, mas onde pudessem recolher is impostos para o estado de origem somente no momento da venda.