scan0029

Fornecedores e varejistas descobrem que um bom trabalho de logística ajuda a reduzir custos e colabora para aumentar a satisfação dos consumidores.

É importante destacar que a logística não se limita ao trabalho de transporte. Como explica José Geraldo Vantine, presidente da Vantine Consultoria, de São Paulo (SP), “logística é a parte da cadeia de abastecimento responsável pelo planejamento, operação e controle dos fluxos de informação e produção da fonte de fornecimento até a fonte de utilização – ou seja, armazenagem, movimentação e transporte, entre outros -, visando atender às necessidade dos clientes“.

José Geraldo Vantine: entrega no tempo certo, de acordo com as reais necessidades dos clientes.

José Gerado explica que, para revenda, a “logística é responsável por disponibilizar o produto no ponto-de-venda no exato instante em que o consumidor deseja comprar o que precisa pelo preço que está disposto a pagar“. Ou seja, muitas vezes o revendedor tem o produto para atender o cliente mas, devido a um problema logístico, não tem como entregar quando o consumidor deseja, fato que pode gerar vendas perdidas por mal serviço prestado.

Revista Anamaco – Ano IX – Nº 91 – Outubro/1999