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Seminários apontam conhecimento da planilha de custos, a negociação de frete e  o investimento em mão de obra como peça chave ao crescimento das empresas de TRC.

O 11° Congresso Nacional dos Empresários de Transporte Rodoviário de Carga também serviu, por sua vez, como um instrumento de atualização dos empresários do setor. Durante todas as palestras e seminários as preocupações constantes do empresariado relacionavam-se à urgência da profissionalização da mão de obra do setor, conscientização do transportador quanto à sua importância econômica, política e social e busca pela modernização da administração das empresas por meio do controle de custos, negociação de frete e utilização da logística integrada.

Não foi por outro motivo, alias, que o presidente da NTC, Domingos Gonçalves de Oliveira Fonseca, já em seu discurso de abertura lembrou que seria esse, precisamente, o objetivo do encontro nacional dos empresários, ao dizer que “as palestras e discursos destinavam-se, sobretudo, á informação do empresário”.

Também presente na abertura do 1° Congresso, o secretario geral de Transportes, Marcelo Ribeiro, falou da necessidade de redefinição do Plano Nacional Rodoviário e uma maior participação dos estados na recuperação da vias federais.

Embora a presença de empresários, em termos numéricos, tenha sido afetada pelo Plano Collor, as invenções dos presentes nas palestras foram constantes ou para procurar respostas ás suas duvidas ou prestar depoimento de experiência.

O inicio dos problemas

– O seminário “Soluções criativas para o transporte rodoviário de carga em ambiente de transformação técnicas e economia”, promovido pela Vantine Consultoria, empresa de Consultoria Logística e Supply Chain Management, que tocou em questões fundamentais ao desenvolvimento da atividade do transporte. Abordando tópicos como negociação de frete, logística integrada, unitização e paletização, o seminário mostrou como muitos empresários ainda desconhecem esses elementos e a sua importância para o seu próprio desenvolvimento.

Segundo José Geraldo Vantine, presidente e fundador da Vantine Consultoria, Empresa de Consultoria Logística e Supply Chain Management, os problemas do transportador se iniciam na má negociação do frete. Para ele, a negociação só perde, em importância, para o marketing. “A planilha de custo é a arma para se conseguir uma boa negociação do preço. No entanto, muitas empresas desconhecem seus custos e leiloam seus fretes. Isso acaba deteriorando a qualidade do serviço que oferecem”, explica Vantine.

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REVISTA BRASIL TRANSPORTES – ANO 26 – N° 283 – JUNHO DE 1990