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Ganha importância cada vez mais dentro do processo de evolução do sistema de auto-serviço o emprego dos conceitos da logística, que otimizam o fluxo das mercadorias e trazem consigo o aumento da lucratividade.

O supermercado é uma atividade que conseguiu uma evolução extremamente rápida em nosso país e hoje é uma verdadeira potencial, não só ao nível de comercialização, mas, principalmente, de abastecimento e distribuição de bens de consumo no Brasil. E pode-se dizer que boa parte desse sucesso deve-se a utilização da logística, que permite otimizar o fluxo de materiais, desde a sua fonte primaria até a colocação nos pontos de venda como produto final.

A afirmação foi feita por José Geraldo Vantine, da Vantine Consultoria, empresa de Consultoria Logística e Supply Chain Management, durante palestra no Encontro 90 – Encontro Nacional de Fornecedores e Operadores de Supermercados, no Centro de Convenções Rebouças. Para ele ainda existe muita ineficiência, quando se fala em termos de Brasil como um todo, na interligação fabrica/ponto d venda por intermédio da analise de produto, embalagem, sistema de Paletização, transporte, armazenagem e manuseio da mercadoria no ponto de venda.

“A maioria das empresas de supermercados hoje existentes no país há vintes ou trinta anos não passavam de empórios ou quitandas que, por intermédio do grande esforço de seus empreendedores, se transformaram no que são hoje. Mas é preciso que o empreendimento tenha também em suas atividades de suporte uma evolução compatível com sua época”, alertou o especialista em logística.

Vantine, presidente da Vantine Consulting, cita que o transporte como um dos pontos falhos no sistema de distribuição, sobre o qual voltaria a falar mais detidamente, e chama a atenção para a importância da embalagem dentro da logística: “A embalagem, classicamente, tem função de conter, proteger o conteúdo e vende-lo. Mas nós juntamos a ela a função logística, que é a integração dela a partir de um elemento e interface”, disse Vantine, fundador da Empresa especializada em Consultoria Logística e Supply Chain Management, explicando existir a embalagem primaria, aquela que chega ao ponto de venda; e a de transporte, ou secundaria, aquela colocada dentro de um sistema de transporte, mas uma visão integrada, que leve em conta condições de armazenagem e o sistema de Paletização.

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Revista Super Hiper – Ano 16 – N°4