scan0079

“As empresas de transporte deveriam tornar-se empresas de distribuição. As filiais devem dar lugar ás centrais de distribuição e redes de omunicação. Existe um grande especo para o transporte dentro da logística”, diz José Geraldo Vantine, fundador da Vantine Consultoria, Empresa especializada em Consultoria Logística e Supply Chain Management.

O seu negocio é satisfazer a indústria que produz e o cliente que recebe o produto, sem esquecer-se do elo de ligação, o transporte. A ciência que une e maximiza a eficiência das fases da distribuição dos produtos é o que se chama de logística. Há 20 anos lidando com essa “arte”, 12 aos quais como consultor, José Geraldo Vantine dirige a Vantine Consultoria, uma empresa especializada em Consultoria Logística e Supply Chain Management, com o currículo de mais de 150 projeto realizados. Fundador e primeiro presidente da ASLOG ( Associação Brasileira de Logística), ele atualmente é o coordenador do Comitê de Distribuição Urbana do Estado de São Paulo, que congrega 12 associações, incluindo a NTC. Vantine concedeu a seguinte entrevista ao NTC Noticias.

NTC NOTICIAS – O empresário do transporte tem consciência da importância do seu setor para a logística?

VANTINE – A grande maioria do empresariado do setor não entende a importância do transporte no processo logístico global. O serviço de transporte é uma grande área de oportunidade, porque é um elo fundamental do sistema de logística e passa a agregar valor ao serviço ou produto transportado.

NTC NOTICIAS – Qual a atual situação do transporte dentro da logística no Brasil e como ela surgiu no mundo?

VANTINE – O transporte como um dos fundamentos da logística ainda esta numa fase inicial no país. No começo dos anos 90 algumas empresas despertaram para a importância do transporte dentro do processo da logística. No Brasil logístico começou a ser falada em 1982 como “sistema integrado”, falando-se em fontes de suprimento, planejamento de produção e a distribuição. O surgimento da logística se deu nos EUA com nome de distribuição, em 1970. Depois, na década de 80, nos EUA e Europa passou-se a falar e entender a logística como a temos hoje.

LEIA A ENTREVISTA COMPLETA NO PDF ACIMA

NTC NOTÍCIAS – 21/12/1992