EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA NO BRASIL E NO MUNDO x FUTURO DA LOGÍSTICA NO BRASIL
JG Vantine, Presidente da Vantine Consulting, Empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management, faz palestra na ABIA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS em São Paulo, 20 de Novembro de 2002
EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA
ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio. A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia.
ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” – Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções logísticas. O foco foi à integração funcional.
ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição. Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição. É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.
O que é Logística “… É PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO QUE PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA DE FORMA EFICAZ E EFICIENTE O FLUXO E ARMAZENAMENTO DE BENS, SERVIÇOS E INFORMAÇÃO RELACIONADA, DESDE O PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO DE MODO A ATENDER AOS REQUISITOS DOS CLIENTES”. (Council of Logistics Management, 1998)
ÁGIL OU ENXUTO?
“ENXUTO”: TRABALHA MELHOR EM ALTO VOLUME, BAIXA VARIEDADE E AMBIENTES PREVISÍVEIS.
“AGILIDADE”: É NECESSÁRIA EM AMBIENTES MENOS PREVISÍVEIS, EM QUE A DEMANDA POR VARIEDADE É ALTA.
PARA PENSAR: “NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TÊM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO. OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃOPREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS !”. (Eric Hofer)
O QUE É O SUPPLY CHAIN MANAGEMENT: é a integração dos processos comerciais críticos desde o usuário final até os fornecedores originais, que fornecem produtos, serviços e informação que adicionam valor aos clientes e outros parceiros. [The International Center for Competitive Excellence, 1994] [Global Supply Chain Forum, 1998]
ECR (EFFICIENT CONSUMER RESPONSE): ESTRATÉGIA DE PARCERIA ENTRE FORNECEDORES / DISTRIBUIDORES / VAREJISTAS, COM O OBJETIVO DE AGREGAR VALOR AO CONSUMIDOR FINAL.
NÍVEIS DE SERVIÇO RELACIONADO A ESTOQUE
“NÍVEL DE SERVIÇO”: É A PERCENTAGEM DE ENCOMENDAS QUE PODEM SER SATISFEITAS PELO ESTOQUE DE UM PERÍODO ESPECÍFICO DE TEMPO. Exemplo: Um cliente fez encomendas num período de 20 semanas, e um item faltou 2 vezes, logo: NS = 1 – ( 2/20 ) = 0,90 Þ 90% .
“NÍVEL DE SERVIÇO”: É A PERCENTAGEM DE PRODUTOS ATENDIDOS, EM RELAÇÃO AO TOTAL DE ITENS SOLICITADOS. Exemplo: Um cliente solicitou 1.000 unidades de um SKU, e o estoque atendeu 900 unidades: NS = 1000 – 900/ 1000 = 0,90 Þ 90%
NÍVEL DE SERVIÇO / CUSTOMER SERVICE
“CUSTOMER SERVICE DEVE SER VISTO COMO ATIVIDADE, NÍVEL DE SERVIÇO E FILOSOFIA DE GESTÃO” (Lalonde – 1976)
“CUSTOMER SERVICE É O PROCESSO DIRECIONADO À ADIÇÃO DE BENEFÍCIOS DE VALOR AGREGADO PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS” (Lalonde/Martha Cooper – 1988)
FILL RATE: MEDE A DIMENSÃO DO IMPACTO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE Þ “STOCKOUT”. Ex.: SE UM CLIENTE SOLICITA 50 UNIDADES DE UM SKU, E A DISPONIBILIDADE É DE 47, LOGO, O “ORDER FILL RATE” É 94%. ORDER FILL RATE / NO ERROR LINE FILL RATE ON TIME IN FULL (OTIF)
DEMAND – DRIVEN / STOCK MGT
RULES BASED REORDER (ROP – Reorder Point): É O MÉTODO TRADICIONAL E MAIS ANTIGO PARA GERENCIAMENTO DE INVENTÁRIO Þ COMO TRABALHA COM MUITAS VARIÁVEIS DE DEMANDA, MÚLTIPLOS “OCT”, É GERADOR DE ESTOQUES E O MÉTODO DE MENOR “QUALIDADE DE SERVIÇO”. (Não usual para “Demand – Driven”).
QUICK RESPONSE (QR): É O ESFORÇO COOPERATIVO ENTRE “INDÚSTRIA E VAREJO”. INDÚSTRIA MONITORA AS VENDAS DO CLIENTE, ANTECIPANDO O RECEBIMENTO DOS PEDIDOS E AGILIZANDO E PROGRAMAÇÃO DE ENTREGAS.
CONTINUOS REPLENISHMENT (CR)/VENDOR MANAGED INVENTORY (VMI): CONCEITO IDÊNTICO AO “QR”, PORÉM NÃO EXIGE A EMISSÃO DE PEDIDOS. CABE AO FORNECEDOR MANTER O NÍVEL DE ESTOQUE DO CLIENTE, SEM “STOCKOUT”.
AUTOMATIC REPLENISHMENT (AR): É UMA EVOLUÇÃO DO “CR OU DO “QR”, ACRESCENTANDO A VISÃO ANTECIPADA DE NECESSIDADES FUTURAS.
NEXT GENERATION IS CPFR (COLLABORATIVE PLANNING, FORECASTING AND REPLENISHMENT): CRIAR ALIANÇA ESTRATÉGICA “ FRONT END” ; CONDUZIR PLANEJAMENTO DE NEGÓCIO DE FORMA INTEGRADA; DESENVOLVER PLANOS DE VENDAS COORDENADO; CRIAR PROGRAMA DE PRODUÇÃO CONJUNTO E INTEGRADO AO PLANO DE VENDAS; GERAR PEDIDOS DE COMPRA A PARTIR DE PEDIDOS DE VENDAS; MANTER CICLO CONTINUO ENTRE PARCEIROS DA CADEIA DE ABASTECIMENTO.
MODAL RODOVIÁRIO: ALTA DISPONIBILIDADE; ACESSO ADEQUADO A PORTOS/MERCADOS; FRETE COMPETITIVO; OPERAÇÃO PORTA/PORTA & PORTO/PORTO
NÃO EXISTEM RESTRIÇÕES OPERACIONAIS NEM DE INFRAESTRUTURA; SOLUÇÕES INOVADORAS DESNECESSÁRIAS.
MODAL MARÍTIMO: OPERAÇÕES PORTUÁRIAS;¯CUSTOS COMPETITIVOS; ESCALA/ROTA/FREQUÊNCIA;ACESSO RODOVIÁRIO; ¯ ACESSO FERROVIÁRIO
RESTRIÇÕES: SEPETIBA ® HUB REGIONAL; CONGESTIONAMENTOS
SOLUÇÕES: MELHORIA NA PRODUTIVIDADE; CUSTOS COMPETITIVOS
MODAL FERROVIÁRIO: FRETES REDUZIDOS; ¯ CONFIABILIDADE; ¯ FALTA EQUIPAMENTOS ADEQUADOS PARA UNITIZADORES; ¯ FALTA CENTRO OPERAÇÃO INTERMODAL.
RESTRIÇÕES: DISTÂNCIA CURTA PARA SANTOS
SOLUÇÕES: TRENS DEDICADOS; POOL EMBARCADORES
MODAL AÉREO: AEROPORTO EXCELENTE; LOCALIZAÇÃO ÓTIMA; ¯ EMBARQUES PULVERIZADOS; ESTRATÉGIA INFRAERO
RESTRIÇÕES: FOCO COMÉRCIO INTERNACIONAL; DIFICULDADES RODOAÉREO
SOLUÇÕES: POOL DE EMBARCADORES INBOUND/OUTBOUND; VÔO FRETADO NACIONAL.
KIT DE SOBREVIVÊNCIA
GERENCIE A LOGÍSTICA COMO PROCESSO E NÃO COMO ATIVIDADE.
NUNCA PRATIQUE “ LOGÍSTICA DE TRANSPORTES“.
INVISTA NO DESENVOLVIMENTO TÉCNICO/TEÓRICO. SÓ A PRÁTICA NÃO É TUDO.
DESENVOLVA UMA POLÍTICA DE “CUSTOMER SERVICE”, E NÃO DE “COST SERVICE”.
PRATIQUE UMA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA EFICAZ E NÃO APENAS EFICIENTE.
MANTENHA ALINHAMENTO ENTRE ROTINAS OPERACIONAIS COM SISTEMAS DE TECNOLOGIA.
NÃO CONFUNDA TRANSPORTADORA COM OPERADOR LOGÍSTICO.
E LEMBRE-SE, O QUE ESTÁ EM JOGO PARA A LOGÍSTICA DAS EMPRESAS NÃO É APENAS A SUA INEFICÁCIA, MAS PRINCIPALMENTE A COMPETÊNCIA DOS CONCORRENTES!