DA MINERAÇÃO ATÉ COMEMORAÇÃO. A INTEGRAÇÃO DA GESTÃO LOGÍSTICA NO CENÁRIO COMPETITIVO DO MERCADO GLOBAL
JG VANTINE, fundador da Vantine Consulting, empresa de Consultoria Logística e Supply Chain Management, faz palestra na ABM – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA E MATERIAIS em Belo Horizonte, 13 de Junho de 2000.
OS NOVOS PARADIGMAS DESAFIOS PERMANENTES
“DIFERENTES PESSOAS REQUEREM DIFERENTES FORMAS DE GERENCIAMENTO” (Abraham Maslow – 1962 – Hierarquia das Necessidades Humanas)
“OS PILARES DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO – JIT, CRIAM SINERGIA ENTRE O TALENTO INDIVIDUAL E O ESPÍRITO DE EQUIPE” (Taiichi Ohno – 1988)
“O GRANDE PROBLEMA EMPRESARIAL É QUE ESTAMOS CAMINHANDO PARA O SÉCULO 21, COM EMPRESAS PROJETADAS NO SÉCULO 19 PARA FUNCIONAREM BEM NO SÉCULO 20” (Michael Hammer – 1994)
PARA PENSAR: O FATO DE SERMOS UMA EMPRESA COM VÁRIAS DIVISÕES, VÁRIAS FUNÇÕES, VÁRIAS FÁBRICAS, ATUANDO EM VÁRIAS REGIÕES E PRODUZINDO MUITOS PRODUTOS, NÃO É UM PROBLEMA DO CLIENTE.
DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA: é a parte do processo da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla de forma eficaz e eficiente o fluxo e armazenamento de bens, serviços e informação relacionada, desde o ponto de origem ao ponto de consumo de modo a atender aos requisitos dos clientes. (Council of Logistics Management, 1998)
EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA
ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio. A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia.
ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” – Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções logísticas. O foco foi à integração funcional.
ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição. Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição. É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.
PARA PENSAR: “NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TÊM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO. OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃOPREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS !”. (Eric Hofer)
O QUE É SUPPLY CHAIN MANAGEMENT: é a integração dos processos comerciais críticos desde o usuário final até os fornecedores originais, que fornecem produtos, serviços e informação que adicionam valor aos clientes e outros parceiros. [The International Center for Competitive Excellence, 1994] [Global Supply Chain Forum, 1998]
PROBLEMAS & SOLUÇÕES
PROBLEMA: SE O CONSUMIDOR GLOBALIZADO É ASSIM… O QUE FAZER?
SOLUÇÃO: CONHECER SEUS REQUERIMENTOS E ADEQUAR AS ESTRATÉGIAS DE SUA EMPRESA!
PARA PENSAR: “O PESSIMISTA QUEIXA-SE DO VENTO. O OTIMISTA ESPERA QUE ELE MUDE. O REALISTA AJUSTA AS VELAS.”(William Ward – Teólogo Inglês – 1813-1882)