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O palete introduziu dentro do processo de agilização da distribuição física, à época da 2ª Guerra Mundial, é hoje o principal elo de operação de uma cadeia de distribuição de materiais na integração indústria/comércio/cliente, uma vez que possibilita a redução dos tempos de carga, descarga e movimentação interna, além de oferecer mais proteção contra avaria e permitir a estocagem verticalizada.

Nos países desenvolvidos, a exemplo de EUA, Japão e C.E.E., o palete é amplamente utilizado, sendo que nos países de Comunidade Comum Européia, atualmente encontramos em circulação cerca de 200 milhões de unidades. No Brasil, no entanto, sua potencialidade ainda não é totalmente conhecida, embora o número de usuários esteja aumentado a cada ano, porém restritos apenas à operação de estocagem. A falta de padronização de sua dimensão, bem como da carroceria do caminho tem dificultado o uso correto do palete para agilizar a distribuição. O contêiner é hoje o principal sistema de unitização utilizado no transporte internacional para média e longa distância. O surgimento do contêiner modificou totalmente o projeto dos navios, sendo que hoje a chamada 3ª geração de navios são os chamados “Full contêiner”, com capacidade de mais de 60.000 toneladas de produto bruto.

Foi ele também o responsável pelo incremento das relações comerciais mundiais, bem como pelo surgimento de pólos importantes, como, por exemplos, o Porto de Rotterdam, que possui o maior terminal de Contêiner do mundo, complexo construído nos últimos 15 anos, exigindo a aplicação de mais de 10 bilhões de dólares. O contêiner agilizou o transporte intermodal, gerando algumas combinações como:

  • Roll on roll off;
  • Train on flat car;
  • Car on flat train.

 

 Armazenagem e Estocagem

O estoque de qualquer natureza de material, em principio, tem como objetivo equilibrar as diferença entre fornecimento e demanda, embora, muitas vezes, tenha o caráter econômico ou estratégico.

O estoque de matérias – primas e insumos, comumente denominados de almoxarifados, é gerenciado por métodos operacionais apropriados a uma grande diversificação de materiais quanto a sua forma física e geométrica e a compatibilização física ou química.

Durante o processo de produção, são gerados os estoques em processo que, em alguns casos, podem ser reduzidos ou eliminados através da aplicação de técnicas como, por exemplo, Kan-ban, JIT.

A armazenagem de produto acabado é talvez á mais complexa em termos logísticos por exigir grande velocidade na operação e flexibilidade para atender as exigências e flutuação de mercado. Depósitos Centrais e Centrais de Distribuição são as designações mais usuais aplicadas à armazenagem. O planejamento da armazenagem deve ser efetuado os principais fatores:

  • Estratégico, através de estudos de localização;
  • Técnico, de estudos através de gerenciamento;
  • Operacional, através de estudos de equipamento de movimentação, armazenagem e layout.

A integração da fundação armazenagem ou estocagem ao sistema logístico deve ser total, pois é um elo importante no equilíbrio do fluxo de materiais.

Movimentação de Materiais

Movimentação de Materiais é a ciência do fluxo operacional de materiais, sendo função indispensável ao sistema integrado de Logística, por permitir a transferência de matéria-prima e produtos de um ponto a outro, desde a origem até o destino final.

A movimentação pode ser analisada em diferentes formas:

  1. Movimentação externa: como por exemplo, pátios de manobra, portos e aeroportos.
  2. Movimentação interna: na transferência interdepartamental de uma indústria ou no depósito de um supermercado.
  3. Movimentação em processo: é aquele que está integrada a um processo de fabricação e dele faz parte.

Jornal – O Estado de São Paulo – Publicado em 22  de novembro de 1988

J.G. Vantine – Engenheiro Industrial, consultor, professor especializado em logística, distribuição, movimentação, armazenagem e embalagem. Professor da OEA para América Latina. Diretor geral da Vantine & Associados, empresa especializada em Logística e Distribuição Física.

Diretor Geral da Vantine Consulting, empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management.