edicao35.compressed

EDITORIAL

Carta ao Leitor

Desde que o Brasil iniciou o processo de abertura do seu mercado no início da década, propiciando o crescimento das importações, um dos setores mais atingidos foi a indústria automobilística. Derrubada as barreiras comerciais, os automóveis fabricados no País tiveram de ser confrontado com os concorrentes italianos, franceses, japoneses, coreanos, e outros. Para os consumidores, esse confronto otrnou claro a distância entre a indústria nacional e a estrangeira.

Para as montadoras locais, serviu de alerta. Tanto que, se não fosse uma intervenção governamental, o volume de importados teria chegado ao ponto de agravar mais seriamente a balança comercial.

Diante desses quadro, a indústria automobilística procurou acelerar seus investimentos na direção acertada, ou seja, de aperfeiçoar os processos logísticos, melhorando a performace de produtividade e competitividade. Uma mostra disso temos na matéria de capa desta edição, na qual destacamos o processo de produção sequencial de veículos, na fábrica onde a Ford passou a produzir seu modelo Fiesta.

Um aspecto fundamental da Produção Sequenciada de Veículos é a interação com o transporte, já que o descarregamento de certos componentes é feito diretamente na esteira que leva para a linha de montagem. Isso mostra uma evolução das transportadoras que deixam de se fazer apenas fretem para prestar serviços, embora essa diferença nem sempre seja assimilada pelos embarcadores, como veremos numa outra matéria de destaque nesta edição.

Finalmente, gostaria de chamar a atenção dos leitores para o artigo da última página. Publicado originalmente no jornal O Estado de São Paulo há cinco anos e que apresenta absolutamente atual, confirmando os prognósticos feitos no início da década. JG Vantine

Ainda nesta edição:

Capa – Fábrica Ford produzirá o automóvel Fiesta, com o mais avançado processo de logística da indústria automotiva

Artigo – JG Vantine – A Logística entra na quarta onda

Transporte – A posição dos transportadores e embarcadores frente ao preço do frete

Desenvolvimento Profissional – Consultoria e instituições de ensino criam cursos na área de Logística

Logispoint – O navegador Amyr Klink abre os encontros do Logispoint´96