Edição 55
EDITORIAL
Carta ao Leitor – Ensinar e aprender Logística
O perfil ideal do profissional de Logística buscado pelas empresas cabe nos figurinos que saem dos cursos de formação e aperfeiçoamento de nossas escolas?
Esta é uma das conclusões que o leitor vai tirar ao ler a reportagem de capa – um painel sobre o estudo da Logística – prestação de serviço que inclui informações sobre centros de excelência no Exterior e uma pesquisa exclusiva com nossos profissionais para saber, entre outras coisas, qual seria a modelagem perfeita para o principal especialista de Logística de uma organização.
A conclusão do leitor, por certo, apontará para uma realidade sem volta: se a usina de ensino ainda não produz o que o mercado e os próprios profissionais em formação julgam ideal, e se muitas vezes as próprias empresas não sabem o que querem da Logística – ou o que poderiam querer dela – situações efetivamente verdadeiras, temos de reconhecer que o País deu um grande passo, o que elimina o muito que ainda há por ser feito.
Na parte internacional temos o segundo capítulo do artigo sobre Supply Chain Management, produzido por professores da The Ohio State University. Mostramos também como a General Motors montou pipeline de 20 mil quilômetros para reunir peças e componentes produzidos mundo afora.
quando esta edição estiver chegando às suas mãos, a Price Waterhouse terá iniciado o processo de apuração das três indicações mais votadas em cada uma das 12 categorias do LOGISTOP, o primeiro prêmio no Brasil a prestar reconhecimento aos profissionais e fornecedores da área de Logística. Os indicados serão anunciados na nossa edição de abril e os vencedores conhecidos na noite de premiação, no dia 23 do mesmo mês, Uma boa leitura para todos.! JG Vantine
Ainda nesta edição:
Supermercados – As fusões estão agindo o setor
Reportagem Internacional – A Logística da GM nos cinco continentes
Capa – Onde estudar Logística – aqui e no exterior
O novo Código de Trânsito – Responsabilidade agora é de todos
Opinião – Adalberto Panzan Júnior