1-CONCEITOS

 

JG Vantine doa livros de logística para biblioteca da FATEC de São José dos Campos
E… Apresenta Painel Interativo

A EVOLUÇÃO ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA

ANOS 70 – GERENCIAMENTO DE CUSTO

Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio. A estratégia era focalizada no controle de custos e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração, sem a exploração da sinergia.

ANOS 80 – INTEGRAÇÃO INTERNA

Desregulamentação do transporte, á rápida expansão econômica  e o desenvolvimento de sistemas de informação oferecem oportunidades de trade-offs  nas funções logísticas. O foco foi a integração funcional.

ANOS 90 – PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT

Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição. Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição. É a nova chave do sucesso: A SATISFAÇÃO DO CLIENTE.

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT –  É A INTEGRAÇÃO DOS PROCESSOS COMERCIAIS CRÍTICOS DESDE O USUÁRIO FINAL ATÉ OS FORNECEDORES ORIGINAIS, QUE  FORNECEM PRODUTOS, SERVIÇOS E INFORMAÇÃO QUE ADICIONAM VALOR AOS CLIENTES E OUTROS PARCEIROS.

NÍVEL DE SERVIÇO / CUSTOMER SERVICE

CUSTOMER SERVICE DEVE SER VISTO COMO ATIVIDADE, NÍVEL DE SERVIÇO E FILOSOFIA DE GESTÃO (Lalonde 1976)

CUSTOMER SERVICE É O PROCESSO DIRECIONADO À ADIÇÃO DE BENEFÍCIOS DE VALOR AGREGADO PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS (Lalonde / Martha Cooper – 1986)

FILL RATE: MEDE A DIMENSÃO DO IMPACTO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE – STOCKOUT

Ex: Se um Cliente solicita 50 unidades de um SKU e a disponibilidade é de 47, logo o Order Fill Rate é 94%.

  • ORDER FILL RATE / NO ERROR
  • LINE FILL RATE
  • ON TIME IN FULL (OTIF)

EXEMPLO 1 APRESENTADO NA PALESTRA

OPERAÇÃO LOGÍSTICA NA CADEIA PRODUTIVA DO SEGMENTO COMERCIAL INICIANDO NA EXTRAÇÃO MINERAL E TERMINANDO NAS MÃOS DOS CLIENTES.

OPERAÇÃO LOGÍSTICA NA CADEIA PRODUTIVA DO SEGMENTO INDUSTRIAL INICIANDO NA PRODUÇÃO DE COMPONENTES TERMINANDO NO PRODUTO FINAL.