scan0006

Para Vantine, presidente da Vantine Consulting, empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management, a logística é vital para conseguir maior produtividade nas operações de distribuição.

O conceito de produtividade no varejo ainda está longe daquilo que deveria ser, porque a grande maioria dos empresários do setor imagina que produtividade é assunto exclusivo da atividade industrial. “Precisamos quebrar alguns mitos que existem dentro da atividade empresarial brasileira. Produtividade deve ser entendida como uma relação direta da lucratividade das empresas”, disse José Geraldo Vantine, fundador da Vantine Consulting, empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management e especializado em logística, na palestra que pronunciou aos convencionais da Abras’91 sobres o tema “Produtividade comercial, o elo esquecido das cadeias de supermercados”.

Depois de criticar o “grande divorcio” que ainda existe entre as atividades industriais e comerciais no país, Vantine, presidente da Vantine Consulting, empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management, falou sobre o papel da logística dentro do conceito de produtividade e a sua importância para os supermercadistas na operação e gestão de seus negócios. A logística, conforme definiu, é a função sistêmica de otimização do fluxo de informações de uma organização, integrando duas ou mais atividades gerenciais e operacionais, planejando, implementando e controlando o fluxo eficiente de materiais. Em termos conceituais, no entanto, a logística não se resume simplesmente a transporte, movimentação, armazenagem ou distribuição. “Não é uma função isolada, pois tem como meta a excelência de todo o fluxo de material e informações de uma empresa”, observou. Para ele, esta função deve ser analisada sob três enfoques: estruturas físicas; estruturas organizacionais; e instrumentos de gestão.

Detendo-se no terceiro item, Vantine, presidente da Vantine Consulting, empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management, explicou que não há sistema que possa sobreviver sem que haja previsão cientifica. “Cada lote de compras de um supermercado deve ser antecedido de uma analise de gestão”. Em sua concepção, para existir compra consolidada e entrega consolidada é fundamental que os gastos com distribuição sejam rigorosamente gerenciados. Para ele, a maioria dos supermercados no país desconhece os custos de distribuição, “porque ainda estão perdidos na contabilidade ou porque o que importa hoje é a relação margem bruta/margem líquida”.

Vantine, presidente da Vantine Consulting, empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management, explicou ainda que na sistemática da distribuição é preciso haver correlação entre gestão de compras e a gestão física dos materiais – e é justamente aí que entra a logística. E um instrumento poderoso para se conseguir isso é a informática, com o uso das informações obtidas através da leitura óptica do código de barras. Um operador substitui dez num deposito que utiliza o código de barras, acentuou.

Outro recurso que o setor precisa explorar com mais intensidade, na opinião de Vantine, presidente da Vantine Consulting, empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management, é o que trata de um sistema integrado de distribuição, em que se destacam quatro elementos: movimentação,  armazenagem, transporte e embalagem.

Revista SuperHiper – Ano 17 – N°10 – Outubro de 1991