Edição 33
EDITORIAl
Carta ao Leitor
Oferecer comodidade ao cliente. Essa é uma questão que cada vez mais empresas consideram em seu posicionamento estratégico. Tornar isso possível exige a montagem de uma operação logística eficiente, com um sofisticado aparato para receber e enviar o pedido. Essa área, antes restrita ao comércio, passa a ser explorada também pelo setor de serviços. Nossa matéria de capa aborda esse tema, mostrando a experiência de duas grandes empresas, o Pão de Açúcar e o Unibanco, com seus novos serviços Delivery, e Banco 1.
O mercado das vans (que será tema de matéria em um dos próximos números da revista) deve ficar mais concorrido com os modelos que as montadoras estão testando.
A seção Perfil traz José Francisco Presser, da Santista Alimentos, o primeiro brasileiro a expor no encontro anual do Council of Logistics Management.
A matéria A lenda das Fronteiras dá continuação ao tema Mercosul, tratado no número anterior, mostrando como empresas agem nos países vizinhos, aproveitando a integração dos mercados.
O panorama europeu é retratado em uma matéria que sintetiza um relatório do Jornal inglês de economia Financial Times .
Por fim, cabe destacar a nova seção de notas ligadas à Logística. JG Vantine
Ainda nesta edição:
Entre outras novidades, as montadoras mostram suas vans importadas na “Brasil Transpo´95” para testar a aceitação do público
Souza Cruz centraliza sua distribuição para agilizar o atendimento de seus 40 mil clientes da região de São Paulo
Pesquisa mostra que a logística nas empresas é função dos gerentes e a ênfase ainda está na distribuição
Para vender no Mercosul é preciso determinação. Várias empresas tem ocupado esse espaço cada qual ao seu modo, com estratégias próprias de distribuição além-das-fronteiras
O perfil de José Francisco Presser, da Santista Alimentos, foi o primeiro brasileiro a falar no Encontro do CLM
A seção de notas destaca a rota do Pacífico, um outro caminho para atingir o Oriente, e as fábricas de veículos que em breve estarão funcionando no Brasil
A integração fez aumentar a preocupação com a logística na Europa, conta o jornal inglês Financial Times em relatório especial. Com isso, cresce a demanda por especialistas para operações em escala continental